sábado, 17 de julho de 2010

Carneiros foram os principais assaltantes

Com as investigações das execuções em Caraúbas, a PF-POLÍCIA FEDERAL confirmou o envolvimento de Valdetário Benevides, Francimar Carneiro, o ex-soldado PM Manuel Haroldo e Galego em assaltos a banco e sua missão contra esse tipo de quadrilha passou a ser definitiva. Esses quatro bandidos foram os responsáveis pela maioria dos assaltos ocorridos no interior do RN entre 2001 e 2003. Todos eles acabaram mortos em confrontos no Piauí, Sergipe e Rio Grande do Norte.

Em 2002, no auge da quadrilha dos Primos Carneiros, o grupo realizou sete assaltos a várias instituições. A seqüência é surpreendente. Em 17 de janeiro, o BB de São Miguel do Oeste; 17 de fevereiro, os Correios de Barra de Maxaranguape; 27 de fevereiro, o BB de João Câmara; 6 de março, o BB e Correios de Touros; 13 de maio, o BB de Santana do Matos; 3 de junho os Correios de Poço Branco; e em 4 de junho o assalto ao BB, à Caixa e o BNB de Macau. Nesse último crime, o delegado da Polícia Civil, Robson Medeiros, acabou morto em confronto com o bando. A operação para prender esse bando contou com a união das polícias civil, militar e federal de vários estados.

As ações para localizar e prender “Val” e “Cimar” consumiram seguidas noites em claro das equipes da PF do RN. Várias operações foram realizadas na tentativa de localizar os dois mais “escorregadios” e “perigosos” bandidos do RN. A PF, já na gestão do superintendente Airton Franco, usou até o avião do Governo do Estado para se deslocar entre os estados do Nordeste.

“Cimar” acabou preso pela PF, mas fugiu da Superintendência do Ceará em 2003. “Val” foi morto por policiais civis em Lucrécia, em 9 de dezembro de 2003. Dois anos depois, “Cimar” teve o mesmo fim. Foi morto em confronto com a polícia em agosto de 2005, depois de assaltar o BB de Lagarto, em Sergipe.

Nesse assalto, a equipe da PF e da Subsecretaria de Defesa Social, sob o comando do delegado Maurílio Pinto, chegou ao banco no exato momento em que a quadrilha invadia a cidade. Houve troca de tiros. Por pouco os agentes não conseguiram evitar o assalto, mas a presença deles foi decisiva para a prisão do bando depois de uma intensa troca de tiros com armas de grosso calibre. Poucos, ainda hoje, sabem que os policiais do RN ficaram cara a cara com o bando de “Cimar” no momento do assalto ao BB.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

ASSALTANTES HUMILHAM POLICIAIS NA CIDADE DE SERRA DO MEL/RN

Uma quadrilha formada por mais de dez bandidos, todos encapuzados, usando coletes à provas de bala e fortemente armados, invadiu o Destacamento da Polícia Militar dessa cidade, distante cerca de 40 km de Mossoró, e promoveram um verdadeiro terror. Policiais militares foram rendidos, espancados e humilhados. A quadrilha tentou roubar um caixa eletrônico, mas não conseguiu. Eles quebraram portas da DP e fugiram levando todo o armamento e uma viatura dos policiais.

A ousada ação começou por volta da 0h30 do 14 de julho de 2010 ( quarta-feira) , quando o grupo invadiu o Destacamento da Polícia Militar, onde também funciona a Delegacia de Polícia Civil de Serra do Mel. Na hora do ataque, havia apenas dois policiais militares de plantão para “pastorar” dois presos. Os bandidos agiram rapidamente e, em maior volume, não encontraram resistência por parte dos PMs. Os dois foram rendidos e amarrados. Na DP, os assaltantes ainda promoveram um quebra-quebra antes de seguirem para o terminal de auto-atendimento do Bradesco.

Na DP, os assaltantes quebraram duas portas, sendo uma de vidro, que fica na entrada, e outra de madeira, esta situada no local que dá acesso às celas da unidade. Na sala do comandante do Destacamento da PM, os bandidos ainda chegaram a efetuar dois disparos e um deles atingiu o monitor do computador. “Não sei se eles atiraram pra intimidar ainda mais os policiais ou se foi um disparo acidental. A verdade é que eles fizeram o que queriam aqui dentro”, comenta o sargento Rivelino Rodrigues, comandante do Destacamento da Polícia Militar em Serra do Mel.

Depois de fazer uma varredura no prédio da PM, os bandidos partiram em direção ao terminal de auto-atendimento do Bradesco levando uma viatura policial e vasto armamento: um fuzil 7,62, um rifle calibre 38, dois revólveres cal 38, duas pistolas P40, seis carregadores de pistola, um par de algemas dezenas de munições de vários calibres. Para evitar que os dois policiais pedissem apoio, os bandidos fizeram os dois reféns e os levaram junto para o terminal do Bradesco, que fica situado há poucos quilômetros da DP. A quadrilha arrombou as portas, mas não levou o dinheiro.

Segundo informações colhidas pelos policiais militares que participaram ontem das buscas pelos assaltantes, eles estavam divididos em pelo menos quatro veículos diferentes, sendo um deles uma picape tipo VW Saveiro, que provavelmente seria utilizada para transportar o caixa-eletrônico. A quadrilha chegou a tentar danificar o caixa, mas não conseguiu violar o cofre. “Aí da para perceber que são amadores. A única coisa que eles tinham conseguido era reunir muitas pessoas para esta ação. Mas eles não sabiam o que fazer”, comentou um PM que pediu para ser preservado.

Na fuga do banco, os bandidos ainda levaram consigo os dois policiais militares e a viatura policial. Em um determinado momento da fuga, de acordo com o sargento Rivelino Rodrigues, os assaltantes pararam os carros e mandaram os dois policiais correr em direção ao mato. “Eles ficaram atirando pra cima. Na verdade, os colegas estão vivos por uma sorte, porque Deus quis. Eles não tinham segurança nenhuma aqui dentro (refere-se à DP)”, reclama o sargento Rivelino, destacando que a viatura foi abandonada pelos assaltantes ainda na área de Serra do Mel.

PM trabalha no interior sem estrutura

Ironicamente, a ação que foi realizada durante a madrugada de ontem por uma quadrilha fortemente armada deixou ainda mais clara a falta de segurança dos policiais que trabalham nas cidades do interior. Os dois policiais que foram feitos reféns pela quadrilha tiveram que ser atendidos em uma unidade hospitalar da cidade e logo depois foram dispensados para se recuperar.

“A verdade é que nós estamos vivos aqui hoje, contando a história graças a Deus. Apenas dois homens por noite é um risco muito grande. A ousadia desses bandidos atingiu não só os dois policiais que foram espancados, mas toda a Segurança Pública do Rio Grande do Norte. Eles mostraram a fragilidade da nossa estrutura”, reclama o sargento Rivelino Rodrigues, demonstrando toda a sua insatisfação com a atual estrutura policial que é destinada à Serra do Mel – assim com todas as outras cidades do interior. “Isso estava previsto. Era uma situação anunciada”.

Até antes do ocorrido, o Destacamento da Polícia Militar de Serra do Mel tinha apenas nove policiais, contando com o seu comandante, sargento Rivelino Rodrigues. O coronel Welington Alves, responsável pelo Comando do Policiamento Regional, que compreende 53 cidades, prometeu reforçar o efetivo. Ontem mesmo, seriam disponibilizados mais três PMs. Assim, diariamente, a cidade terá cerca de quatro policiais para o patrulhamento ostensivo.

Alves garante que esse número será incrementado ainda mais com a formação de novos policiais e que, por enquanto, vai reforçar a segurança do município com a presença do Grupo Tático Operacional (GTO), que dará cobertura diária às viaturas tipo rádio-patrulha (aquelas comuns).

A invasão de uma unidade policial do interior não é nenhuma novidade. Há cerca de um ano, a Delegacia de Polícia Civil de São José do Mipibu foi invadida por bandidos que foram lá para resgatar um traficante que teria ligações com o Primeiro Comando da Capital e foi preso nesta semana.

Tragédia anunciada

Em reportagem especial publicada em 31 de maio de 2009, o Jornal de Fato já havia denunciado a falta de segurança dos policiais que trabalham no interior do RN. Intitulada “Segurança Esquecida”, a reportagem mostrou os problemas vividos pelos policiais do interior. Na época, a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do RN afirmou, em resposta à matéria, que o efetivo do interior seria reforçado com a formação de novos policiais.

Polícia tenta identificar assaltantes

Ações ousadas como essa da madrugada de quarta-feira em que dois policiais militares foram espancados, amarrados e humilhados por uma numerosa quadrilha de assaltante fortemente armados costumam ter respostas rápidas da força policial. Essa é a previsão do coronel Welington Alves, que é responsável pelo Comando de Policiamento Regional (CPR). Ele esteve pessoalmente na cidade e acompanhou os trabalhos dos policiais militares. Pelo que havia sido colhido até o fim da tarde de ontem, o oficial disse acreditar que os envolvidos seriam presos nas próximas horas. Ele adiantou que já existem nomes de pessoas que estariam envolvidas.

As buscas foram concentradas no período da madrugada, depois que os policiais militares foram libertados e conseguiram pedir apoio, e também no início da manhã de ontem. No período da tarde, de acordo com o coronel Alves, as equipes de busca continuavam na cidade, porém, a prioridade passou a ser o serviço de investigação do crime. Pelo menos 30 policiais militares foram deslocados de cidades vizinhas para Serra do Mel, juntamente com várias viaturas. A Polícia Militar estava utilizando até veículos descaracterizados para o levantamento das informações sobre os suspeitos procurados.

“A gente já conseguiu identificar algumas pessoas que estariam envolvidas direta ou indiretamente neste crime de Serra do Mel, mas preferimos não adiantar nada agora porque qualquer informação a mais pode prejudicar as investigações”, explicou o sargento Rivelino Rodrigues, adiantando que pelos primeiros levantamentos, estão envolvidos bandidos de Mossoró e cidades vizinhas, bem como pessoas de Serra do Mel. Algumas pessoas chegaram a ser detidas durante o dia para averiguação, mas não tiveram seus nomes revelados. “Eles estão contando com ajuda de pessoas aqui da cidade”, esclarece.

Fonte: tribuna do norte

mais

mais

mais

mais

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES  NEWS
A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE,COM 15 BLOGS E 1300LINKS, CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR @ MOSSORÓ-RN

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O 9º BLOG DO PORTAL OESTE NEWS, CRIADO PELO STPM DA RR PM JOTA MARIA, DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Minha lista de blogs